COLEÇÃO HÉLIO BICUDO/PUC-SP

Hélio Bicudo doou sua biblioteca, com cerca de 3 mil obras e documentos (inclusive os que tratam das denúncias contra o Esquadrão da Morte), à Biblioteca da PUC . Os volumes foram organizados em uma sala especial que recebeu o nome de Coleção Hélio Bicudo, e estão disponíveis apenas para consulta local. A sala foi inaugurada em 5 de outubro de 2010.

http://biblio.pucusp.br

Leia artigo sobre a doação da biblioteca no Jornal da PUC

Discurso de inauguração da sala

Depois de toda uma vida dedicada ao Direito, seja buscando nele aprofundar-me, seja nas intervenções do dia a dia, na vivência do direito como paradigma na concretização dos princípios que tornam a vida mais digna de ser vivida, tendo sempre presente a ética e a moral, cheguei a um momento em que os livros que li, aqueles que consultei e os documentos a que tive acesso, e que também redigi, completaram a trajetória de minha vida profissional e pública.


Foram em grande parte os responsáveis pela formação de minha personalidade, a qual, entretanto, jamais se saciou na leitura, mas que, através das lições dos grandes juristas que impõem a noção de que o direito está em construção permanente, procurou, sobretudo, atender às premências de homens e mulheres que buscam sua realização no Estado Democrático de direito.

Esses livros, esses documentos todos, se constituem em um acervo, que pertenciam a mim e a minha esposa, e que foram sendo colecionados a pouco e pouco, e permitiram a construção de um modo de ver a vida. Não é que nesta altura de nossa existência não nos sirvam mais, mas a verdade é que podem melhor se prestar às gerações advindas.

Poderão propiciar pinceladas de cultura a compor a ponta dessa flecha que conduz o desenvolvimento humano, no seu aperfeiçoamento em direção à vontade divina, de que todos, filhos de Deus, merecem ser qualificados pela igualdade, que responde pela liberdade que vai sendo conquistada na medida em que em cada ato que praticamos tenha como objetivo a construção de uma sociedade justa, mais próxima daquela desenhada por Jesus em sua pregação terrena.

Que mais poderíamos – Déa e eu – fazer de livros e documentos que nos acompanharam até agora, senão oferecê-los à Igreja de São Paulo, que na sábia orientação de nosso cardeal arcebispo Dom Odilo Pedro Scherer, destinou-os à Faculdade de Direito da Universidade Católica e, portanto, aos nossos jovens que buscam no direito a realização de suas vidas.

Agradecemos a oportunidade de servir à comunidade acadêmica, com a contribuição da bibliotecária Ana Maria Rapassi e de seus auxiliares, que organizaram este recanto acolhedor para a leitura e pesquisa e que para nós se constitui em um verdadeiro prêmio, que muito me comove.

Peço, por último, permissão ao eminentíssimo gran chanceler da Fundação São Paulo e ao magnífico reitor desta Universidade para entregar a esta comunidade do saber a história de uma vida que buscou nos livros, e na experiência que deles resultou, uma atuação que se espera tenha contribuído para o objetivo da cultura – a aproximação do homem de seu Criador.


Hélio Bicudo