quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Manifesto em Defesa da Democracia

Tendo em vista que um percentual, que imaginamos muito grande, de cidadãos frustrados com o atual panorama eleitoral não terá representação nos órgãos governamentais, sentimos a necessidade de alertar a todos os brasileiros para uma centralização de poder que já começa a ocorrer e será sem dúvida danosa para o Brasil.

A democracia, que é sempre uma árvore tenra, precisa ter sua vida vigiada para que não feneça diante do personalismo que qualifica a política brasileira.

Por esse motivo, brasileiros que não estão acorrentados a partidos políticos e mesmo pessoas filiadas a agremiações partidárias, resolveram expressar suas preocupações no que respeita ao resguardo da democracia.

É uma vigilância que cabe a todos nós.

Leiam o teor do documento que será distribuído hoje, ao meio dia, no Largo de São Francisco, que sempre foi uma trincheira da democracia.

Mais informações podem ser solicitadas pelo e-mail:

manifestopelademocracia@gmail.com


MANIFESTO EM DEFESA DA DEMOCRACIA


Numa democracia, nenhum dos Poderes é soberano. Soberana é a Constituição, pois é ela quem dá corpo e alma à soberania do povo.

Acima dos políticos estão as instituições, pilares do regime democrático. Hoje, no Brasil, os inconformados com a democracia representativa se organizam no governo para solapar o regime democrático.

É intolerável assistir ao uso de órgãos do Estado como extensão de um partido político, máquina de violação de sigilos e de agressão a direitos individuais.
É inaceitável que a militância partidária tenha convertido os órgãos da administração direta, empresas estatais e fundos de pensão em centros de produção de dossiês contra adversários políticos.

É lamentável que o Presidente esconda no governo que vemos o governo que não vemos, no qual as relações de compadrio e da fisiologia, quando não escandalosamente familiares, arbitram os altos interesses do país, negando-se a qualquer controle.

É inconcebível que uma das mais importantes democracias do mundo seja assombrada por uma forma de autoritarismo hipócrita, que, na certeza da impunidade, já não se preocupa mais nem mesmo em fingir honestidade.

É constrangedor que o Presidente da República não entenda que o seu cargo deve ser exercido em sua plenitude nas vinte e quatro horas do dia. Não há “depois do expediente” para um Chefe de Estado. É constrangedor também que ele não tenha a compostura de separar o homem de Estado do homem de partido, pondo-se a aviltar os seus adversários políticos com linguagem inaceitável, incompatível com o decoro do cargo, numa manifestação escancarada de abuso de poder político e de uso da máquina oficial em favor de uma candidatura. Ele não vê no “outro” um adversário que deve ser vencido segundo regras da Democracia , mas um inimigo que tem de ser eliminado.

É aviltante que o governo estimule e financie a ação de grupos que pedem abertamente restrições à liberdade de imprensa, propondo mecanismos autoritários de submissão de jornalistas e empresas de comunicação às determinações de um partido político e de seus interesses.

É repugnante que essa mesma máquina oficial de publicidade tenha sido mobilizada para reescrever a História, procurando desmerecer o trabalho de brasileiros e brasileiras que construíram as bases da estabilidade econômica e política, com o fim da inflação, a democratização do crédito, a expansão da telefonia e outras transformações que tantos benefícios trouxeram ao nosso povo.
É um insulto à República que o Poder Legislativo seja tratado como mera extensão do Executivo, explicitando o intento de encabrestar o Senado. É um escárnio que o mesmo Presidente lamente publicamente o fato de ter de se submeter às decisões do Poder Judiciário.

Cumpre-nos, pois, combater essa visão regressiva do processo político, que supõe que o poder conquistado nas urnas ou a popularidade de um líder lhe conferem licença para rasgar a Constituição e as leis. Propomos uma firme mobilização em favor de sua preservação, repudiando a ação daqueles que hoje usam de subterfúgios para solapá-las. É preciso brecar essa marcha para o autoritarismo.

Brasileiros erguem sua voz em defesa da Constituição, das instituições e da legalidade.

Não precisamos de soberanos com pretensões paternas, mas de democratas convictos.

11 comentários:

  1. Precisamos desarticular o Foro de São Paulo, antes que ele destrua a Democracia Brasileira e demais instituições republicanas do Brasil. Não se trata das eleições para gestores e parlamentares do Brasil, mas para o futuro de gerações. O Brasil permanecerá dando exemplo como uma das grandes democracias do mundo civilizado. Ou seja das democracias ocidentais.

    ResponderExcluir
  2. Prezo muito sua pessoa e dei-te meu voto para o Senado, por isso reajo com estranheza à tua participação num manifesto orquestrado por forças anti democráticas.

    ResponderExcluir
  3. Brilhante Manifesto, como diz a Bíblia é sempre mais fácil enxergar a trave no olho do outro.
    O assalto às instituições do Estado pelo partido no Governo é repugnante.

    Eduardo Andrade

    ResponderExcluir
  4. Sr. Hélio Bicudo, bom dia e muito obrigado. Fiquei muito feliz ao ler matéria, no Estadão, sobre o ato de ontem. Nós, brasileiros, que conseguimos interpretar e ponderar o que lemos, temos a obrigação de alertarmos os desprovidos de conhecimento e cultura. Não podemos nos calar nunca!
    Incrível como as atitudes do Presidente, são "copiadas" nos municípios, pelo menos em Guarulhos, onde, em menores proporções, os governos do PT, agem da mesma forma.
    Realmente você tem razão, é preciso brecar essa marcha para o autoritarismo. Pois as consequências serão desastrosas, e o pior, do jeito que caminnha, não conseguimos nem mensurar o tamanho do estrago no futuro.

    Um abraço.

    SAMUEL SILINGARDE COELHO

    ResponderExcluir
  5. EM 78 EU NÃO SABIA MUITO BEM O QUE ACONTECIA , MAS ESTAVAMOS LÁ NO ESTADIO DE VILA EUCLIDES EM SAÕ BERNADO, ERAMOS UM GRUPO DE RELIGIOSOS DA CEBS (COMUNIDADE ECLESIAL DE BASE) E FOMOS DAR NOSSO APOIO AO MOVIMENTO DOS METALURGICOS QUE ACONTECIA NESSE ESTADIO , O QUE ME VEM FORTE NA MEMORIA ERAM OS hELICOPTEROS DO EXERCITO QUE SOBREVOAVAM NOSSAS CABEÇAS FAZENDO UM ESTRONDO TERRIVEL E LÁ DISTANTE NO PALANQUE DOM CLAUDIO HUMMES FAZIA USO DA PALAVRA , ENTRAMOS EM PROCISSAÕ COM UM IMENSO CORREDOR ABERTO PELOS OPERARIOS QUE NOS SAUDARAM ; ALI SE REUNIAM NAQUELE MOMENTO HISTORICO QUE FICOU GRAVADO ETERNAMENTE NA MINHA MEMORIA O QUE É DEMOCRÁCIA E ME ASSUSTA PROFUNDAMENTE UM POSSIVEL RETROCESSO

    ResponderExcluir
  6. Permita-me democraticamente desconrdar do senhor, professor. Não creio que o senhor Presidente da República esteja rasgando preceitos constitucionais, e digo, creio eu também que a imprensa, apesar de livre, deve ter sim uma melhor regulamentação.
    Quanto à corrupção, ela deve ser investigada e combatida, sempre.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  7. Estimado Sr.Hélio Bicudo,

    Não o conheço pessoalmente, mas o estimo pela, sempre vivida,lucidez e pelo vigor na defesa da liberdade.

    Ficarei feliz se considerar essa mensagem como minha assinatura no manifesto que o senhor e outras pessoas de bem subscrevem.

    Abraços,

    Adão Daniel da Silva Identificação OAB/SC 14361 (Advogado de Florianópolis/SC)

    ResponderExcluir
  8. Será possível fazermos uma espécie de abaixo assinado on line e que o mesmo seja encaminhado a alguma autoridade, para onde for preciso, para que o novo governo, que infelizmente parece que vai ser do PT, não intervenha num dos maiores direitos que o ser humano tem, que é o direito de se expressar e ler, ver, ouvir, etc. o que lhe der vontade e assim, ele próprio tirar suas conclusões. Chega de governos paternalistas que querem nos dizer o que é bom ou não, cada um sabe o que é melhor para si. Se o PT cumprir suas ameaças de controle de meios de comunicação, nós que não vivemos somente de futebol, carnaval, novela e cerveja, vamos sofrer muito. Espero nunca mais ver o PT no governo, o modelo de governo deles já faliu há muito em outros países. Vamos caminhar para a frente e não ao contrário.

    ResponderExcluir
  9. MANIFESTO EM DEFESA DA DEMOCRACIA E CONTRA O GOLPE

    Em uma democracia, nenhum dos Poderes é soberano.

    Soberana é a Constituição, pois é ela quem dá corpo e alma à soberania do povo.

    Acima dos barões da imprensa estão as instituições, pilares do regime democrático.

    Hoje, no Brasil, os inconformados com a democracia representativa, que não conseguem vencer eleições no voto, se organizam na imprensa e em entidades golpistas para-políticas, para solapar o regime democrático.

    É intolerável assistir ao uso de órgãos da imprensa como extensão de um partido político, máquina de violação de sigilos e de agressão a direitos individuais.

    ResponderExcluir
  10. a coincidência de tantos “escândalos” é obra do acaso. A onda nasceu em tal momento que é impossível não desconfiar que exista intencionalidade por trás dela. Os segmentos na sociedade e na mídia insatisfeitos com a possibilidade de vitória de Dilma

    ResponderExcluir
  11. Esse manifesto é anti democrático, pois está ligado a barões do Partido da imprensa Golpista, insatisfeitos com o governo popular.

    ResponderExcluir

Obrigado por sua participação. Talvez queira nos seguir nas redes sociais:

Twitter: http://twitter.com/Heliobicudo
Facebook (perfil 1): http://www.facebook.com/helio.bicudo
Facebook (perfil 2): http://www.facebook.com/helio.pereira.bicudo