quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Mais de 500 pessoas assinaram o Manifesto

Diante da posição assumida pelo president Lula em ignorar princípios morais e éticos na camapanha de sua candidata, algumas pessoas resolveram tornar claro o que já estava claro na cabeça de muitos.

O manifesto do dia 22 de setembro traduz as preocupações dos brasileiros no que respeita à manutenção da democracia no Brasil.
Foto: Epitácio Pessoa/AE


Realmente, diante do fato de que Lula se julga acima do bem e do mal, pisando na Constituição que jurou cumprir e menoscabando os preceitos legais e a força das decisões judiciais, entendemos perigoso para a democracia a detenção, por ele, do poder total, como tudo indica poderá acontecer com as eleições de 3 de outubro: terá na sua dependência a presidência da República, a Câmara de Deputados, o Senado Federal, a maioria dos governos dos Estados, o Poder Judiciário e, sobrtudo, o povo.

Muitas democracias naufragaram, quando deixou-se de denunciar quantos delas de apoderaram e enveredaram para o autoritarismo.

Pois bem, no ontem (22 de setembro), formos para o Largo de São Francisco, de onde partiram, no passado, grandes movimentos cívicos comandados pelos mestres e estudantes de direito, da velha Faculdade do Largo de São Francisco.

Lá existe um pódio para uso do povo. E nesse pódio deveria ser lido o manifesto que tinha como sua primeira assinatura a de dom Paulo Evaristo, campeão da democracia durante a ditadura militar, e de outros democratas como José Carlos Dias, Miguel Reali Jr., o rabino Sobel, o poeta Ferreira Gullar e tantos outros.

Por surpresa nossa, o Centro Acadêmico XI de Agosto, não cedeu as chaves para acesso ao pódio e sequer liberou o som para a leitura do texto do manifesto.

Ajudado pelo povo, consegui subir ao pódio e a leitura do manifesto se fez - como aprendi na Igreja - com a repetição pelo povo de cada palavra lida.

Foi realmente emocionante vermos a receptividade e a incorporação das palavras ao pensamento de todos.

Pois bem, como vocês já devem saber, através da internet, dos jornais, da TV e do rádio, a semente pela sobrevivência da democracia foi lançada. Agora, depende da vilância de todos nós, durante e depois do pleito eleitoral, para que germine e não deixe fenecer a nossa democracia, dentro dos princípios morais e éticos que são de sua essência.

8 comentários:

  1. Tentei enviar um e-mail para: manifestopelademocracia@gmail.com, porém o mesmo foi rejeitado.
    Pergunto se haverá um link para assintura cirtual do manifesto.

    ResponderExcluir
  2. Grande companheiro Bicudo, do caralho seu texto e sua atitude, irmão. Muito bom saber que tem pessoas com você em nosso país que "que sabe que está aqui de passagem, mas não está à passeiro" como já disse o BNegão do Planet Hemp. Acho que se unirmos-nos em busca das causas, com informação e respeitando a rua, as ideias e convicções do povo, vamos conseguir chegar lá... Força Sempre e a partir de hoje estamos juntos, é nóis... Valeu... Marcos Antonio Padilha

    ResponderExcluir
  3. Existem ações oportunas e ações oportunistas. Esse "manifesto", com esse teor e neste momento, tem evidente cunho eleitoral em favor do candidato tucano.
    O que lhe tira a capa da pretensa "defesa da democracia", e o assemelha às manifestações que precederam o golpe de 1964.
    Que os políticos, ex-ministros do PSDB e PFL, o promovam, é perfeitamente coerente.
    O estranho e lamentável é ver pessoas que lutaram contra a ditadura que esmagou os direitos humanos, servirem aos mesmos propósitos e mesmos patrões.
    Por que será?
    Antônio Carlos Raposo

    ResponderExcluir
  4. Doutor, por que diz que Lula ignora a Constituição?

    Por que se queixa de a base aliada ter maioria no Congresso? Se for um desejo do povo, qual o problema?

    ResponderExcluir
  5. Manifesto brilhante! Concordo com cada palavra. O senhor é um exemplo de cidadão, de sabedoria e de sensatez. Fiquei encantada! Pena que apenas uma pequena parcela da população pode ter acesso a esse manifesto e o entender. Espero que no último domingo de outubro possamos mudar esse quadro de hegemonia política e autoritarismo. Gostaria de assinar esse manifesto. Está de parabéns!
    Juliana Vidal - aluna de direito da UFC

    ResponderExcluir
  6. Manifesto brilhante! Concordo com cada palavra. O senhor é um exemplo de cidadão, de sabedoria e de sensatez. Fiquei encantada! Pena que apenas uma pequena parcela da população pode ter acesso a esse manifesto e o entender. Espero que no último domingo de outubro possamos mudar esse quadro de hegemonia política e autoritarismo. Gostaria de assinar esse manifesto. Está de parabéns!
    Juliana Vidal - aluna de direito da UFC

    ResponderExcluir
  7. Quero assinar o manifesto.
    Como devo proceder?Onde está o texto?

    ResponderExcluir
  8. Vereda,

    Segue o endereço do blog onde você poderá assinar o documento:
    http://manifestoemdefesadademocracia.wordpress.com/

    ResponderExcluir

Obrigado por sua participação. Talvez queira nos seguir nas redes sociais:

Twitter: http://twitter.com/Heliobicudo
Facebook (perfil 1): http://www.facebook.com/helio.bicudo
Facebook (perfil 2): http://www.facebook.com/helio.pereira.bicudo