terça-feira, 27 de setembro de 2011

A Corrupção no Brasil

A corrupção, já se disse, é como o câncer, vai se espalhando até tomar conta de todo o organismo. É o que está acontecendo no Brasil onde a recomendação é a de locupletarmo-nos todos.

Pessoas que exercem cargos políticos encontram neles maneiras, as mais variadas, de enriquecer.

O enriquecimento de quantos exercem ou exerceram cargos na máquina administrativa do Estado só pode ser explicado pela aceitação de “favores” prestados, na maioria dos casos, à empresa privada, sendo de considerar-se que esses favores têm sempre um custo, cujo resultado vai para o bolso do administrador corrupto.

Hoje, no Brasil, essa é a ciranda vitoriosa. Mas, por outro lado, é certo que a sociedade civil mais qualificada começa a avaliar o custo social de semelhante situação.

As vozes das ruas começam a inquietar-se e os protestos de jovens chamam para que cessem a mercancia governo-empresas, e que corruptos e corruptores sejam sujeitos ao devido processo legal.

Na verdade, o enriquecimento ilícito na máquina administrativa deveria ser objeto de investigação pelo Ministério Público, ao qual a Constituição investiu de poderes excepcionais para, mediante sua atuação, preservar os princípios que qualificam a própria democracia.

O artigo 127, da Carta, estabelece que ao Ministério Público incumbe a defesa da ordem pública, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indispensáveis.

Diante do exposto, o Ministério Público não pode se quedar inerte, permitindo que a corrupção se alastre a partir dos cargos mais altos, para abranger o todo da administração pública, contaminando a própria sociedade civil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua participação. Talvez queira nos seguir nas redes sociais:

Twitter: http://twitter.com/Heliobicudo
Facebook (perfil 1): http://www.facebook.com/helio.bicudo
Facebook (perfil 2): http://www.facebook.com/helio.pereira.bicudo